sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Energia como uma forma linguagem não verbal

Tudo que existe e se manifesta no plano físico, desde uma pedra, uma planta até os animais e o próprio homem, possuem uma manifestação de energia mais sutil, que pode ser chamada de campo energético. Esse campo também é chamado de aura e ele se comunica com outras, repelindo ou atraindo, da mesma forma com o ambiente. As auras interagem umas com as outras, de pessoa a pessoa, formando o chamado acoplamento áurico. Acoplar significa ligar, juntar.

Os cientistas utilizam a freqüência da velocidade da luz como uma referência para designar o que é matéria física de energias mais sutis. Todas as manifestações físicas que podem ser percebidas com os cinco sentidos vibram numa freqüência abaixo da freqüência da velocidade da luz. Porém, o que podemos chamar de campo energético ou de aura, são manifestações da energia que vibram numa freqüência acima da velocidade da luz e que não podem ser percebidas com os cinco sentidos.
Particularmente nos seres humanos, estas manifestações energéticas que vibram numa freqüência acima da velocidade da luz representam a expressão da personalidade, os sentimentos, os pensamentos e os aspectos espirituais.
Na visão holística, energia é uma força bipolar cuja ação pode ser percebida por seres animados (pessoas e animais) ou absorvida por seres inanimados (plantas e pedras).
A enegia se divide em positiva ou negativa, sendo que a energia positiva tem características expansoras, multiplicadoras, dinâmicas e a energia negativa têm características diminuidoras, divisoras, estáticas. Os pensamentos e sentimentos humanos são carregados com energia positiva ou negativa, dependendo da freqüência destes. Os pensamentos e sentimentos de alta freqüência são carregados de energia positiva, os de baixa freqüência são carregados de energia negativa. Toda estrutura molecular possui carga energética. Pessoas, animais, plantas, pedras, líquidos, tudo, enfim, que compõe o nosso mundo é dotado de energia positiva ou negativa. Os seres inanimados não têm o poder de alterar sua freqüência e mudar de energia. Eles apenas sofrem influência do meio em que estão e também influenciam o meio. Os seres animados podem alterar sua freqüência porque são capazes de sentir e pensar. Quando estamos alegres nossa freqüência energética está alta e temos também a capacidade de influenciar o meio em que estamos ou sofrer sua influência, alterando nossa freqüência. O que nos difere dos animais é que somos seres racionais, e escolhemos o que queremos sentir.
Ao se encher de raiva, nossa freqüência passa a ser negativa, e muitas vezes nós alimentamos este sentimento com pensamentos de ódio e vingança, fazendo assim a escolha de sentir raiva. Os objetos ao nosso redor sofrem a influência desta freqüência e passam a irradiar energia negativa também. O mesmo acontece quando nos relacionamos com pessoas que têm pensamentos e atitudes negativos. Se nós permitirmos, sofremos a influência de suas baixas freqüências e passamos a vibrar negativo. Para que exista influência de uma pessoa ou objeto sobre outra, é preciso que haja sintonia entre elas.
Tudo é vibração no universo, feixes energéticos que nos constituem estão em constante comunicação, por isso a troca de energia entre as pessoas é permanente, ela acontece mesmo que não se tenha consciência disso, independente de credos e religiões, pois é fato comprovado através dos estudos da física quântica. Os orientais sabem que essa troca é feita até num ligeiro aperto de mãos, por isso, apenas inclinam a cabeça ao se cumprimentarem. Efraim Boccalandro, psicólogo há 39 anos, ex-professor da Universidade Católica de São Paulo, fala que os orientais: “Ao unir as mãos enquanto se cumprimentam estão fechando seu circuito de energético e se protegendo de uma troca de energia indesejável.”
Temos no nosso cotidiano vários exemplos de trocas energéticas, por exemplo: você esta se sentindo ótimo, então encontra determinada pessoa, que está irritada, mal humorada, deprimida, e você fala com ela e vai embora com uma forte dor de cabeça e percebe que também está irritado, chateado e não sabe o motivo, pois estava se sentindo tão bem! Aí depois o fulano te liga, dizendo: “Olha, depois que falei contigo me senti tão bem!
Existem os desejos inconscientes, que também fazem com que o cérebro impulsione energia para mover ou imobilizar partes do corpo. Como exemplo disso temos muitas paralisias musculares psicossomáticas ocasionadas por um desespero de causa e pelo sentimento de ”fim de estrada”, que ocorrem quando o indivíduo percebe que não tem saída ou solução para algum problema pessoal. A tensão nervosa chega a paralisar seus membros e até a fala. Há uma infinidade de reações nervosas que causam doenças, sendo que uma grande parte delas a medicina não reconhece como inconscientes.
Trocamos energias para buscar o "equilíbrio". Por causa da nossa mentalidade viciada e de hábitos carregados de preconceitos seculares, costumamos subestimar estas valiosas expressões que nos ajudariam a criar um ambiente bem mais harmonioso e integral. Na “verdade, poucos são os que sabem pelo menos quais emoções estão sentindo”. (STEINER, 1998, p.38), quanto mais a linguagem da energia.
Em nossa formação, aprendemos a reprimir as emoções em nome da homogeneidade de comportamento tão exigida nos ambientes sociais. Mas, esta repressão vai gerar tensões internas, transformando-se em doenças expressas de forma orgânica ou comportamental, ou seja, em sintomas psicossomáticos.
Somente quando nos permitimos ser verdadeiros, autênticos, expressaremos nossos sentimentos de forma compatível com o que verbalizamos, então ao cair às máscaras, aprenderemos a nos compreender e ou outro.
Quanto a nós futuros profissionais da saúde, se quisermos prestar um serviço de qualidade, agindo terapeuticamente, teremos que abandonar os preconceitos e padrões e aprender a ouvir, em primeiro lugar, os sinais e linguagens de todos os nossos corpos, para nos tornarmos um profissional equilibrado em todos os aspectos. O pensar o corpo, o significado de suas expressões faz parte de um processo de valorização do todo, da busca por um olhar humanizado, integral, principalmente quando estamos nos referindo à vulnerabilidade de pessoas que estarão entregues aos nossos cuidados.
Conhecer e usar a linguagem energética nos habilitará a ir além dos demais, ajudando de forma sutil, através de posturas conscientes como: alterar a nossa própria freqüência vibratória, para não absorver a energia dos que estarão em nosso cuidado, alterar a energia do ambiente aonde nos encontramos, doar energia para quem precise, deixando impregnado aonde formos um pouco da nossa essência divina, indo além dos cuidados materiais.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você acessar este Blogger deixe um comentário.Caso deseje um tratamento Reiki à distância, deixe seu pedido ou entre em contato pelo nosso e-mail.

Acupuntura na Terapia Ocupacional