segunda-feira, 28 de maio de 2012

Gente, o que é bom tem que ser divulgado e vivenciado! Por isso convido a todos a participar nos dias 7,8 e 9 de junho de 2012 (feriado de Corpos Christi), em João Pessoa, Paraíba, do VII ENCONTRAME (Encontro das Associações Médicos-Espíritas do Norte e Nordeste), cujo tema é: SAÚDE,CIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE , COM PALESTRANTES DE NÍVEL INTERNACIONAL. O evento e as inscrições acontecerão no Auditório Lins de Vasconcelos, na AV. Gel. Bento da Gama, 555 - torre, João Pessoa /PB (bem próximo a minha residência, na Federação Espírita Paraibana). Não perca, eu estarei lá. PROGRAMAÇÃO: QUINTA-FEIRA (ENTRADA FRANCA) 20 HS - SOLENIDADE DE ABERTURA DO VII ENCONTRAME 20:30 - CONFERENCIA: Dra. Marlene Nóbre (AME- BRASIL) ATUALIDADE CIENTÍFICA DA OBRA PSICOGRÁFICA DE CHICO XAVIER SEXTA- FEIRA - 08/06 8 h – ABERTURA 08h20min – PAINEL: CIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE EXPERIÊNCIA DE QUASE MORTE (EQM) – Dr. Marcos Smith (Neurologista) – AME/PB FENÔMENOS PSÍQUICOS NO LEITO DA MORTE – Dr. Fernando Souza – AME/Cariri /CE “A DOENÇA – UMA VISÃO ESPIRITUALISTA” – Dr. Marcos Sodré (otorrinolaringologista)- AME/PB 10h20min – INTERVALO 10h50min – PALESTRA: “TRANSTORNO BIPOLAR Á LUZ DA ESPIRITUALIDADE” – Dr. Roberto Lúcio – AME/MG. 12h40min – Intervalo para o almoço 14h10min – MESA REDONDA MÉDICO – JURÍDICA Bioética e espiritualidade ASPECTOS JURÍDICOS DA PRÁTICA DO ABORTO – José Raimundo (Presidente da Federação Espírita Paraibana) “ABORTO DO ANENCÉFALO – DILEMAS ÉTICOS E ESPIRITUAIS” – Dr. Ricardo Santos AME/AL. “USO DE CÉLULAS- TRONCO – ASPECTOS ESPIRITUAIS” – Dr. Francisco Cajazeiras – AME /CE. 16h10min – PERGUNTAS 16h40min – INTERVALO 17 h – SEMINÁRIO: “A CURA PELA IMPOSIÇÃO DAS MÃOS” – Dra. Marlene Nóbre 19 h – ENCERRAMENTO SÁBADO – 09/06 8 h – ABERTURA 08h20min – PAINEL: CIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE PSICONEUROIMUNOLOGIA E SUA INFLUENCIA NA SAÚDE – Dra. Roseane Nicéias – AME/PE “MEDICINA E ESPIRITUALIDADE NO ATENDIMENTO AO PACIENTE” - Dr. Roberto Lúcio – AME /MG. “A INFLUÊNCIA DA RELIGIOSIDADE NA CURA” – Dra. Kátia Marabuco – AME/PI 10h20min - INTERVALO 10h50min – PALESTRA: “ESTADOS ALTERADOS DA CONSCIÊNCIA E CURA” - Dr. Alberto Almeida – AME/PA 11h40min – PERGUNTAS 12h10min – ALMOÇO 14h30min – MESA REDONDA – MEDIUNIDADE FENOMENOLOGIA MEDIÚNICA NA INFÂNCIA – COMO ESTUDÁ-LA – Fernando Souza – AME/CARIRI/CE “MEDIUNIDADE EMOÇÕES” – Rossandro klinjey – AME/CG GLÂNDULA PINEAL E SUA RELAÇÃO COM A MEDIUNIDADE – Carlos Roberto – AME/CG 16h30min - PERGUNTAS 17 h – INTERVALO 17h30min – PALESTRA DE ENCERRAMENTO - Dr. Alberto Almeida – AME/PA “O EVANGELHO DE JESUS COMO FONTE DE SAÚDE INTEGRAL” Abraço fraterno

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Gassho

Essa é uma das técnicas ensinadas por MIKAO USUI, que deve ser praticada por Reikianos:

Gassho significa “duas mãos se juntando, unidas ou em prece”. A pronúncia correta é “gáshô”. Ensinada no Shoden. É colocar-se num estado receptivo para ouvir o Criador, promovendo um centramento, levando-nos em direção ao vazio.

Gassho é um cumprimento usado em várias tradições budistas e em numerosas culturas por toda a Ásia. Significa saudação, solicitação, reverência, agradecimento, respeito…

Os praticantes de yoga também fazem o Gassho, dando-lhe o nome de Namastê, traduzindo-o para a expressão "O Deus em mim saúda o Deus em você”.

Nas tradições budistas é costume fazer o Gassho como uma forma de respeito ao próximo ao considerarmos que o próximo tem, dentro de si, o potencial para se tornar um buda e, por isso, é digno de respeito. O objetivo da meditação Gassho é potencializar a energia do praticante e levá-lo a um estado espiritual meditativo.

Ela deve ser praticada todos os dias pela manhã ou à noite, da seguinte forma:

1º Sente-se o mais ereto possível, é bom apoiar as costas e relaxar os ombros, feche os olhos e respire profundamente três vezes;

2º Mantenha as mãos relaxadas e unidas em frente ao peito ou garganta, com os dedos direcionados para cima;

3º Focalize a atenção no ponto onde os dedos médios se tocam. A concentração no toque dos dedos ajudará a manter o tônus da meditação Gassho, sem grandes devaneios;

4º Quando sentir um bom nível de tranquilidade mental, repita pausadamente, refletindo suas palavras, os cinco princípios do Reiki (Gokai).

A razão de manter as mãos junto ao Chacra Laríngeo é a de que este representa o início da comunicação com o mundo espiritual, responsável pelos “insights” do reikiano ao longo da sessão. Quem preferir realizar a técnica à altura do Chacra Cardíaco deve entender a importância desse chacra. Centrar-se no Chacra Cardíaco significa abrir-se para o Amor Incondicional. O Chacra Cardíaco além de ser o mais sagrado é o mais significativo para o Reiki, é a “fábrica do Reiki”, é o centro de equilíbrio dos sete chacras principais de nosso corpo.

Tempo médio: 15 a 30 min.



quarta-feira, 16 de maio de 2012

Vícios...



Recentemente, participei de um fórum (em um espaço virtual), sobre os malefícios do cigarro, tendo a oportunidade de aprender a respeito dos danos que o tabagismo causa no fumante e no ambiente a sua volta, trocando idéias com colegas do curso de Terapia Ocupacional, pois o citado fórum faz parte do nosso aprendizado na disciplina de Fisiologia Humana, ministrada de forma dinâmica e encantadora pela professora Fabíola, a quem tenho grande admiração.
Este fórum me levou a refletir o quanto temos dificuldades em nos libertar de um vício e quantos aspectos estão envolvidos nesta ocupação, pois mesmo tendo consciência dos danos oriundos da nossa permanência e inércia neste “hábito”, muitas vezes não compreendemos o que nos impede de larga-lo, qual é a dificuldade?
            Aprendi, em um curso que fiz sobre o poder criador da mente, que não devemos nos focar no que não queremos, pois ao fazer isso estamos enviando mais energias nesta direção e nos fixando ainda mais, portanto o olhar é para o alvo a ser atingido.
            Yogananda tem um texto excelente sobre isso, que se chama “Criar Bons Hábitos e Destruir Maus Hábitos”, onde ele diz: “A repetição de um ato cria uma configuração mental. Todas as ações são executadas mental e fisicamente. A repetição de um ato em particular e da imagem mental que o acompanha forma sutis caminhos elétricos no cérebro físico, como se fossem as ranhuras de um disco fonográfico. Após algum tempo, sempre que você puser a agulha da atenção nessas ranhuras de caminhos elétricos, ela toca o disco da configuração mental original. Cada vez que o ato se repete, essas ranhuras de trajetos elétricos se aprofundam, até que uma atenção mínima faz tocar, automaticamente, esse mesmo ato, cada vez mais.Esses padrões fazem com que você se comporte de certo modo, frequentemente contra seu próprio desejo. Sua vida segue ranhuras que você mesmo criou em seu cérebro. Nesse sentido, você não é uma pessoa livre. Em maior ou menor grau, é vítima dos hábitos que formou. Dependendo da profundidade desse traçados, você é, na mesma proporção, um fantoche. Você pode, porém, neutralizar as imposições desses maus hábitos. Como ? Criando em seu cérebro configurações mentais de bons hábitos opostos. E pode também apagar completamente, por meio da meditação, as ranhuras dos maus hábitos.Você tem de curar-se dos maus hábitos, cauterizando-os com os bons hábitos opostos. Se tem, por exemplo, o mau hábito de mentir e, por causa disso, tem perdido muitos amigos, comece a praticar o bom hábito de dizer a verdade. Mesmo um mau hábito leva tempo para predominar, logo, por que se impacientar com o desenvolvimento vagoroso de bom hábito oposto? Não se desespere com os seus hábitos indesejáveis; simplesmente deixe de alimentá-los e fortalecê-los por meio da repetição.”
           O que Yogananda nos sugere não é algo impossível, mas que exige persistência, paciência, disciplina, repetição, força de vontade, como tudo na vida. A vida é feita de erros e acertos, de tentativas, de buscas, de renuncias, mas também de escolhas, pois temos o livre arbítrio. E através delas, as escolhas, construímos nosso “céu” ou “inferno”. Cabe-nos, então, lutar todos os dias, sem culpas, para sermos sempre melhores que ontem, dando um passo de cada vez, nos auto - perdoando, tendo paciência com nossas recaídas, compreendendo o processo, que às vezes é doloroso. Para que assim brilhe a nossa luz.
          Lembremos sempre que nosso corpo é um templo sagrado, pois nele habita a essência divina, somos parte do criador, então mesmo diante dos vícios,  ainda assim somos puros e temos o poder de mudar o rumo da nossa vida. Toda força está em nós,dentro de nós. É só querer, acreditar, lutar e práticar, muitas e muitas vezes, que o sucesso chega, que o alvo é atingido. Eu desejei e esperei 20 anos para voltar a Universidade e concluir uma graduação. Cheguei muitas vezes bem próximo, fiquei muito tempo no "quase", mas nunca desisti e quando consegui, pude compreender que tudo aconteceu como deveria ser, no momento certo e  adquado, para que houvesse crescimento, evolução, despertar, entendimento. Nada é por acaso. Então sejamos sempre gratos, até pelas nossas dificuldades e limitação, que nos impulsionam a distâncias maiores. Todo acontecimento é parte de uma teia, é um fio do mesmo novelo de lã, que vamos ora dessenrolando, ora enrrolando.






QUEM EU SOU

           Eu sou parte do todo. Sou centelha divina. Eu sou o Sol, uma flor, uma árvore, uma gaivota, o oceano, a natureza. Sou amor. EU SOU. Como Sol: busco sempre aquecer. Quero ser luz, iluminar, dá e receber calor... Calor humano. Como flor: sou delicada e quero perfumar aonde vou, deixando o ambiente onde passo aromatizado, com cheiro de paz e sorriso, mas também tenho meus espinhos, fazem parte da flor, é a polaridade que está em tudo para que aconteça o equilíbrio. Como árvore, gosto de ser sombra para quem precisa. Sou forte como um tronco, tenho raízes na terra e galhos apontando para o céu, sou sonhadora, estou sempre me renovando quando as minhas folhas secas caem no outono, me abrindo pra novas primaveras. Espalho hoje sementes, para um dia deixar meus frutos. Como oceano: sou bela, imensa, calma, fértil, mas profunda, complexa, misteriosa, e se houver uma tsunami, procuro sempre recomeçar. Como gaivota: quero voar bem alto, alcançando todos os meus objetivos, voando livre e lá do alto ter uma visão ampla de tudo, não me limitando a um único ponto, uma única rota, pois quero criar meu próprio rumo, construir meu caminho. E finalmente, como AMOR: sou alguém que acredita que esse é o único sentimento capaz de mover montanhas, e nos levarmos aonde quisermos, por isso, procuro sempre colocá-lo em tudo que faço e penso.

Acupuntura na Terapia Ocupacional