segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Reiki e Fí­sica Quântica


A Física Quântica nunca foi tão discutida como nos tempos de hoje; simplesmente virou moda falar em Física Quântica, graças ao filme “What the Bleep do We Know?”, (pessimamente) traduzido para “Quem Somos Nós?”. O filme retirou a Quântica das Universidades e trouxe o assunto para as massas; por outro lado, passou uma visão um tanto quanto tendenciosa (pra não dizer distorcida) do assunto. Pegando carona no sucesso do filme apareceram coisas como “Reiki Quântico”, “Cura Quântica” e absolutamente não é raro encontrar pessoas ligadas ao esoterismo e misticismo utilizando indiscriminadamente palavras como “quantum”, “quântico” ou outra com o mesmo radical.
Eu não sou Físico; sou formando em Engenharia Civil e embora disciplinas da Física como Mecânica Básica, Eletromagnetismo e Ondulatória e a própria Mecânica Quântica fizeram parte da grade obrigatória do meu curso, não escrevo esse texto com a mesma facilidade com a qual algumas pessoas que tenham assistido ao “Quem Somos Nós?” falam sobre Física Quântica, e isso me espanta! Tampouco falo de Reiki confortavelmente, tendo sido iniciado nos níveis I e II do sistema Usui até o presente momento, mas espero dar uma pequena contribuição para que as pessoas entendam um pouco melhor sobre os dois assuntos.
Reiki é uma palavra de origem japonesa, que significa “Energia Vital Universal”; é uma terapia holística natural redescoberta por Mikao Usui no início do século XX, baseada na manipulação da energia vital (ki) através da imposição das mãos, com o objetivo de restabelecer o equilíbrio vital, eliminando doenças e promovendo a saúde. Diz-se que o Reiki foi redescoberto por Mikao Usui pois o conhecimento é milenar, embora tenha sido perdido por algum tempo. A energia vital que os japoneses chamam de ki é denominada de chi pelos chineses, prana pelos hindus e ka pelos egípcios, apenas para citar o nome dado por alguns povos diferentes. A energia vital está presente em tudo e sem ela a vida não seria possível, as pessoas não se curariam de um simples corte no dedo. Existem maneiras de se apressar o processo de cura: estamos mais acostumados a limpar bem o local do ferimento, passar um mertiolate e colocar um band-aid mas pode-se também aplicar Reiki sobre o local, concentrando energia vital onde ela é mais necessária e é justamente isso que faz o Reikiano.
A Física Quântica é um ramo relativamente novo da Física; basta citar que o elétron foi descoberto em 1897 e o nêutron apenas em 1932. A Física Quântica descreve efeitos que tipicamente não são observados em escala macroscópica, mas são bastante evidentes a nível atômico e sub-atômico. Se a Mecânica Clássica de Newton se aplicasse a átomos, por exemplo, o elétron seria atraído pelo núcleo e se chocaria com ele, e obviamente não é isso o que acontece... os elétrons permanecem ao redor do núcleo, desafiando o Eletromagnetismo Clássico. Elétrons, prótons e tudo mais que obedece às leis da Física Quântica são chamados de entes quânticos.
A Física Quântica inicialmente foi criada para explicar o átomo e esses efeitos que a Mecânica Clássica e o Eletromagnetismo não conseguiam explicar. Existem cinco idéias que representam bem a Física Quântica:
1. A energia não é contínua, mas vem em “pacotes” discretos chamados de quanta. Para alterar a órbita de um elétron ao redor de um núcleo, deve-se fornecer uma quantidade específica de energia, ou quantum; energia de mais ou de menos não surtirá efeito;
2. Entes quânticos se comportam tanto como partículas quanto ondas. Algumas leis da Mecânica Clássica e do Eletromagnetismo se aplicam a fótons e elétrons, por exemplo;
3. O movimento de um ente quântico é invariavelmente randômico;
4. É fisicamente impossível saber, ao mesmo tempo, a posição e o momento de um ente quântico. Quanto mais preciso você sabe sobre um deles, menos preciso você sabe do outro. Vamos imaginar que exista um elétron livre sobre a sua mesa: para saber sua posição, para “ver” o elétron, é preciso que a luz visível incida sobre ele e seja refletida para os seus olhos; em outras palavras: um fóton deve se chocar com o elétron e ser captado pelos seus olhos... o problema é que se um fóton se chocar com o elétron, ele seria posto em movimento e não estaria mais no lugar dele. Qualquer tentativa de se observar um ente quântico alteraria sua posição e momento;
5. O mundo atômico não é nada parecido com o mundo em que vivemos. Imagine um jogo de bilhar microscópico, utilizando elétrons como bolas... pra começar, a “bola branca” não necessariamente seguiria uma linha reta após sua tacada, e ao se chocar eventualmente com outra bola, elas se tornariam seis bolas menores e a cada novo choque, mais bolas cada vez menores apareceriam na mesa de bilhar.
Tentei explicar de maneira um tanto resumida o que é o Reiki e o que é a Física Quântica. Pode ser um pouco decepcionante constatar que não existe uma relação direta entre Reiki e Física Quântica, não como algumas pessoas gostariam que existisse. Acredito que apenas um Reikiano com bacharel em Física conseguiria conjecturar uma possível ligação entre a Quântica e o Reiki; qualquer outra opinião seria mera especulação.
Termino esse texto com a minha especulação pessoal, de um Reikiano com nível II pelo sistema Usui Tibetano e que estudou um pouco que seja de Física Quântica na faculdade: Arno Allan Penzias e Robert Woodrow Wilson descobriram em 1965 a 'radiação cósmica de fundo', que é um espectro térmico de radiação de corpo negro de 2,725 Kelvin (-270,265°C) que preenche o universo. A radiação cósmica de fundo é tida como a melhor evidência do Big Bang, a “explosão” que deu origem ao universo; seria a radiação remanescente do estado quente em que o universo se encontrava quando se formou, cerca de 380 mil anos após o Big Bang. O curioso é que a radiação cósmica de fundo vem de todas as direções... ela pode ser detectada em qualquer direção que se aponte um rádio-telescópio, e ainda contribui com 1% do ruído nas transmissão de sinal por antena, na imagem da sua TV ou som de rádio. Uma energia que permeia o universo e vem de todas as direções parece-me uma boa definição para a 'Energia Universal'.
Emerson Pereira

Acupuntura na Terapia Ocupacional