sábado, 23 de fevereiro de 2008

Perguntas frequentes...

1 - Qualquer pessoa pode aprender Reiki?
Sim, qualquer pessoa pode ser iniciada em Reiki. A habilidade para aprender Reiki não depende de capacidade intelectual, nem há necessidade de se ter dons especiais, fazer qualquer prática espiritual ou ter conhecimentos religiosos ou ditos esotéricos. Basta apenas querer e ter o coração aberto para receber a dádiva do Reiki.

2 - O que é a iniciação em Reiki?
Um curso de Reiki não é um curso como comumente conhecemos. Seu principal objetivo não é ensinar uma prática, mas sim tornar o aluno apto à transferir Energia Vital Universal, através de suas mãos. Essa habilidade é passada para o aluno, pelo mestre de Reiki, através de um processo de sintonia que é comumente conhecido como ritual de iniciação ou simplesmente ativação.
A sintonia de Reiki é uma iniciação sagrada e espiritual, que conecta o iniciado a altos níveis de energia superior e a uma ilimitada fonte de energia de cura. A maioria das pessoas vivencia a sintonização como poderosa experiência espiritual.
A sintonia promove ajustes energéticos em quem a recebe. Seus efeitos são sentidos no nível físico, emocional, mental e espiritual, liberando os canais de energia para receber e transferir o fluxo de Reiki. Muitas mudanças ocorrem e um período de ajustamento à nova freqüência energética é necessário.
Aquele que se inicia em Reiki e o pratica tem a sua vida mudada.

3 - Reiki é uma religião?
Embora a natureza do Reiki seja espiritual, sua prática não é religiosa e está desvinculada de qualquer religião.Não está associado a nenhum dogma e não é necessário ter-se qualquer crença religiosa para participar de um seminário ou receber Reiki.
Qualquer pessoa de qualquer religião está pronta para receber Reiki, desde que queira, não havendo nenhuma incompatibilidade real entre Reiki e qualquer religião.

4 - Reiki pode causar danos?
Nunca. Reiki é uma energia inteligente, guiada pela Consciência Divina. Ela sempre sabe o que a pessoa precisa e sua atuação sempre criará o efeito apropriado. Não há necessidade de nos preocuparmos se é adequado ou não receber ou passar o Reiki. Essa experiência sempre será boa.

5 - É possível fazer Reiki para o "mal"?
A resposta para essa pergunta é um pouco parecida com a que foi dada na questão anterior. Como Reiki é uma energia inteligente, não é o praticante ou terapeuta que determina os resultados que ele quer, o que vai curar ou o que vai ser trabalhado, portanto ele não tem o dom, nem de fazer o bem, nem de fazer o mal, porque ele não tem o controle da energia Reiki, que é uma energia de Amor Incondicional, uma energia de vida, portanto de efeitos sempre benéficos.

6 - A prática do Reiki pode causar alguma perda de energia a seu praticante ?
Uma vez que o praticante é um canal, uma vez que ele está diretamente sintonizado com a fonte de energia, sua energia pessoal nunca será envolvida no processo. De fato, ambos, praticante e cliente, recebem Reiki e, por causa disso, quando um reikiano dá um tratamento, sua energia é incrementada e balanceada porque, na verdade, ele também recebe um tratamento.
Na prática do Reiki dar e receber são a mesma coisa!

7 - É preciso alguma preparação especial antes de dar ou receber Reiki?
Não. A única coisa que precisamos é termos sido sintonizados e a partir daí termos vontade de passar o Reiki para outra pessoa, que também deve estar querendo receber. Reiki é uma energia não polarizada e não exige nenhuma preparação especial para o seu uso, ao contrário de muitas outras práticas com energia. Infelizmente, a compreensão disto é difícil para alguns e ignorada por outros, o que tem trazido para a prática do Reiki procedimentos de outras técnicas, fazendo com que a sua simplicidade seja colocada de lado.

8 - Os símbolos do Reiki são secretos?
Os símbolos do Reiki são chaves da Energia e nos colocam em parceria com ela. São sagrados e respeitados como tal. Todos aqueles que os recebem devem estar preparados para cuidar dessas ferramentas sagradas.
Atualmente, os símbolos têm sido publicados em livros, jornais e na Internet. Estes fatos não alteram a responsabilidade que temos para com eles. A responsabilidade de guardá-los, de cuidá-los, de mantê-los no lugar sagrado e secreto de nosso coração, mesmo que outras pessoas não pensem dessa forma. Esta é a maneira que temos, como praticantes de Reiki, de honrar a sacralidade dos símbolos.

9 - Em que consiste a prática do Reiki?
Não basta sermos sintonizados com a energia Reiki para usufruirmos de seus efeitos. Na verdade, embora não nos seja exigido, temos que praticar e a prática do Reiki consiste em dar, receber e fazer auto tratamento. Não devemos esquecer que o trabalho com Reiki é um trabalho de auto cura e passar pelos rituais de iniciação é apenas o começo de uma longa jornada em direção à uma vida harmoniosa e saudável, que acontece a partir de uma vontade interior, que se expressa quando nos tocamos, tocamos o outro ou somos tocados pelo outro.
A prática pessoal do Reiki incrementa drasticamente a nossa capacidade para nos ajudarmos e ao próximo.

10 - Afinal, quantos são os níveis do Reiki ?
Atualmente existem vários sistemas de Reiki e, conseqüentemente, a quantidade de níveis varia de um para o outro. Esta variedade de caminhos depende da origem da linhagem e, até mesmo, das crenças pessoais de alguns mestres.
No Usui Shiki Ryoho, sistema trazido para o ocidente pela Sra. Takata, temos 3 níveis. No nível I o aluno recebe 4 sintonias, distribuídas ao longo de 4 dias seguidos(meios dias) ou 2 dias inteiros (prática mais freqüente). Este nível é completo em si mesmo, não existindo nenhum tipo de incentivo para que o aluno faça o nível II, a título de complementação. No nível II, o aluno recebe os símbolos de seu mestre e aprende como usá-los. O aluno faz o segundo nível, depois de algum tempo de prática e quando se sente pronto, em função de sua prática, para aprofundar seu compromisso com a energia Reiki. O nível III é o nível do mestre, dedicado aquele que quer ensinar Reiki e iniciar outras pessoas .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você acessar este Blogger deixe um comentário.Caso deseje um tratamento Reiki à distância, deixe seu pedido ou entre em contato pelo nosso e-mail.

Acupuntura na Terapia Ocupacional