sexta-feira, 1 de abril de 2011

Terapia Holística

(Definições do Instituto de Estudos da Terapia Holística)


Terapia Holística:

O que é Terapia Holística:



A palavra Terapia e Holística tem suas raízes na língua Grega. A Terapia vem da palavra Therapeía e significa tratamento, tratamento com o objetivo de equilibrar, harmonizar. Em sua etimologia original significa Servir a Deus. A Holística vem da palavra Holos e significa totalidade, o todo.Portanto, Terapia Holística significa: Equilíbrio do Todo. Harmonização do Todo.

A Terapia Holística é um tratamento de desequilíbrios energéticos. O termo "holística" foi criado em 1926 por Jan Smuts, pensador e estadista sul-americano,no livro "Holismo and Evolution", onde o autor busca explicar a força que originou todo o

Universo e Cosmos e a relação com as suas partes.

A técnica do VB - Vibração Bioenergética reuniu os conhecimentos necessários para o Terapeuta Holístico aplicar um tratamento energético no cliente, em áreas como,

emocional, mental, espiritual e física, resultando em um ser com maior dimensão de consciência e com novos padrões comportamentais internos e externos, em uma qualidade de vida baseada em respeito, conhecimento, aplicação e amor.

Os desequilíbrios bioenergéticos não se encontram tão somente no corpo físico, mas tem suas origens nas emoções, pensamentos e comportamentos desequilibrados.

O tratamento do terapeuta holístico trata a causa e não o sintoma.



Terapeuta Holístico:

O Terapeuta Holístico exerce sua profissão mantendo e equilibrando a bioenergia do cliente, para isso, utiliza-se de técnicas e recursos holísticos, visando sempre o tratamento do cliente como um todo. Através de técnicas holísticas, atua como um catalisador da bioenergia do cliente, promovendo a harmonia e por conseqüência o equilíbrio bioenergético.

O atendimento de um Terapeuta Holístico é realizado sob o paradigma Holístico, ou seja, o cliente é abordado sob todos os seus aspectos, emocional, mental, físico e espiritual. É esta a área de abordagem ao cliente que se vale a técnica do VB - Vibração

Bioenergética, pois cada cliente é considerado como um caso único, e para isso é necessário conhecer diversas técnicas, para aplicar aquela que mais se adapte ao cliente, incluindo a linguagem corporal.



Fragmentos de Seres Humanos

Este é o adjetivo que podemos dar ao ser humano atual, nada mais e nada menos que seres humanos fragmentados por gerações e gerações. Ao analisarmos o ser humano, em todo o seu aspecto pessoal e extra pessoal, seja do ponto de vista individual, familiar, social, religioso ou cosmos, chegamos a conclusão, que cada ser faz parte de uma grande engrenagem, mas, por encontrar-se fragmentado, não interage com esta engrenagem, causando ao ser, o sentimento de abandono, ou até mesmo de ignorância perante aos planos mais elevados da evolução. Por este motivo, logo surgiram especialistas em fragmentos, especialistas em espírito, em mente, em emoções, e em físico, que logo trataram de separar os seres humanos um dos outros, afirmando terem ou serem a resposta de todos os problemas existenciais do ser humano, e esta separatividade causou de fato e por que não dizer, a continuidade da fragmentação de todos, levando o ser humano a perda total de sua identidade, de seu elo de ligação consigo mesmo e por conseqüência com o cosmos, e naturalmente o levou a tornar-se um ser humano totalmente fragmentado.

A Terapia Holística surge neste momento como um novo especialista, mas com uma postura diferente de seus antecessores, pois vêm com a finalidade de equilibrar estes fragmentos dos seres humanos, ela chega com a finalidade de juntar a emoção, a mente, o espírito e o físico em um só, separado através de gerações, fornecendo novamente ao ser humano o controle total de si mesmo, restabelecendo no ser humano o equilíbrio do TODO.

O atual materialismo atual representa um grande desafio para aqueles que procuram a verdade espiritual, e se sentem desfragmentados.

O materialismo baseia-se na premissa de que nada pode ser aceito se não for observado através dos cinco sentidos ou avaliado por instrumentos. Assim, o materialismo reconhece somente o Mundo Físico e suas leis. Tem sua origem nas teorias de Charles Darwin,Augusto Comte, Herbert Spencer, Sigmund Freud, Karl Marx e Friedrich Engels entre outros.

Estas teorias sustentam que o homem, assim como todas as formas de vida que existem em nosso planeta, são o resultado de forças químicas que interagem casualmente, portanto, ele é um resultado final e acidental, sem qualquer objetivo maior para sua existência. A sua sobrevivência, como um organismo psicológico, requer o equilíbrio entre as forças internas que surgem do ser consciente, e as forças externas que recebe de fontes sociais e ambientais. Embora possa tentar satisfazer seus desejos intensos sem provocar uma ameaça exterior, ele não tem nenhum controle direto sobre as forças tanto internas quanto externas.

A solução para o dilema humano, de acordo com as implicações atuais do materialismo, é controlar os anseios internos através de drogas e modificação de comportamento, e controlar as forças externas pela manipulação direta das estruturas política, social e econômica.

Por este conceito, não existe responsabilidade individual, porque em qualquer momento no tempo, o homem é simplesmente o resultado de fatores sobres os quais não exerce nenhum controle. Como exemplos: a "genética", a "educação" ou a "pobreza" é considerada, muitas vezes, responsáveis pelo comportamento do homem. Por esta teoria, o homem não tem uma força de vontade individual pela qual possa ser responsabilizado; simplesmente responde aos estímulos internos e externos que percebe. Se a responsabilidade pelo destino do homem é colocada em instituições sociais, mais do que no próprio homem, o valor intrínseco do indivíduo é também negado.

Como a visão materialista torna-se cada vez mais forte, especialmente no mundo Ocidental,tem havido um correspondente número de jovens que a rejeitam. Eles estão desiludidos com a sociedade muito mecanizada, intelectualizada e desumana, resultados do pensamento materialista.

Os que buscam a verdade percebem o valor intrínseco e a completa integridade no ser humano individual – algo de uma natureza transcendental. Sentem que as pessoas possuem um livre arbítrio que não é simplesmente uma resposta aos estímulos social e biológico,mas a independente afirmação de uma identidade própria. Eles percebem, também, que o Mundo Físico não é tudo o que existe – que, além das experiências externas, existem realidades internas que são as causas do que se expressa exteriormente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você acessar este Blogger deixe um comentário.Caso deseje um tratamento Reiki à distância, deixe seu pedido ou entre em contato pelo nosso e-mail.

Acupuntura na Terapia Ocupacional